post_vale_a_pena_istambul Vale mesmo a pena visitar Istambul?

A resposta ao título do post é tão óbvia que fico me perguntando por que demorei tanto tempo pra ir até lá. Digo isso porque Istambul talvez seja a cidade mais interessante da Europa e a maioria das pessoas segue deixando pra depois. É um lugar que me fez ver o mundo de um jeito diferente, sabe? E como é bom ver que uma viagem rendeu a esse ponto. Ela quebra estereótipos em mil pedaços e te envergonha ao saber que algumas de suas convicções eram na verdade bem rasas.

A comida é maravilhosa como em poucos lugares do mundo. Os kebabs, iogurtes, carnes, chás, cafés, doces de castanhas e pratos a base de beringela são inesquecíveis. O fervo dos mercados de especiarias parece cena de filme, com comerciantes se esforçando pra falar todas as línguas do mundo. A mesquita que outro dia foi basílica, os castelos dos Sultões e seus haréns de 2 mil empregados, as ruas cheias de gatos. É maluco ver um passado tão distante e exótico vivo, bem na sua frente. É tudo diferente, com cheiro bom.

Istambul é a cidade que te mostra um mundo novo, mas que te faz sentir em casa. Enquanto se ouve as mesquitas chamando seus fiéis pra oração, tem um comerciante saindo da sua loja pra dar as boas vindas em um Português tão correto que você não acredita que ele nunca viveu no Brasil. É cidade de trânsito mais estressante que São Paulo, mas que te acalma com os casos que te conta a cada esquina. Ela mexe tanto com a gente que parece paixão de verão. Daqueles que dá vontade de escrever uma carta de amor quando a gente volta pra casa. E é por isso que escrevi este post.

[O Rumo ao Desconhecido fez a cobertura completa de todas as principais atrações de Istambul. Vem muita coisa por aí, incluindo o Guia e Roteiro completo da cidade e vídeos pro nosso canal no YouTube.]

banner__ATExclusive

Deixe aqui seu comentário