top10-vaticano TOP 10: o que fazer no Vaticano?

Minha vida inteira vi excursões e mais excursões de senhorinhas indo a Roma com o objetivo de visitar o Vaticano e levar pra casa um terço benzido pelo Papa. A impressão que eu sempre tive é que explorar a Cidade Estado era boring. A boa notícia é que eu estava muito enganado. Todas as vezes que visitei Roma, reservei um dia inteiro para passar do lado de dentro dos muros católicos e faria isso novamente na minha próxima visita.

Te garanto que alguma coisa ali dentro vai te agradar. Não é Católico? Relíquias inacreditáveis estão escondidas ali. Detesta Igreja? Tem um museu impressionante. Não é tão ligado a história? A arquitetura vai te deixar de joelhos.

Pra te ajudar a conhecer melhor, separamos as Top 10 atrações do Vaticano. E olha que dava pra ter sido um Top 20!

Fotos_Top-10-Vaticano-01

01. Pietà de Michelangelo

Talvez a Pietà mais famosa do mundo, a escultura do mestre Michelângelo está logo a direita da entrada principal da Basílica de São Pedro. Michelângelo tem grande participação na construção da grandiosidade do complexo do Vaticano, sabia que além de responsável pelos afrescos da Capela Sistina, ele também foi um dos arquitetos que cuidaram do projeto da Basílica?

Fotos_Top-10-Vaticano-02

02. Tumba de São Pedro

O apóstolo que dá nome a Basílica do Vaticano tem seus ossos descansando debaixo do principal altar do templo. Quando estiver conhecendo a basílica, preste atenção e você poderá ver o mausoléu no subterrâneo. Infelizmente visitas não são permitidas, mas é interessante dar uma olhada por cima. No mês de novembro de 2013 os ossos de São Pedro foram expostos na praça do Vaticano, são oito fragmentos.

Fotos_Top-10-Vaticano-03

03. Esculturas da Basílica de São Pedro

Os altares e naves da Basílica de São Pedro formam um verdadeiro museu de obras de arte. Em qualquer direção que você olhar, vai se encantar com enormes esculturas, a maioria delas feitas em mármore e metais, como bronze. Reserve um tempo para apreciação. Vale a pena.

Fotos_Top-10-Vaticano-04

04. Tumba de João Paulo II

Esta é uma atração com maior valor para quem é católico e tem mesmo apreço pelo Papa. O túmulo fica no subterrâneo da basílica, é bastante simples e não tem grandes atrativos visuais. É uma parada de oração e reflexão pra muita gente, especialmente depois do Papa João Paulo II ter sido considerado Beato. Procure as placas de sinalização pra chegar até lá, nos meses de alta temporada a fila vai te consumir um tempinho.

Fotos_Top-10-Vaticano-05

05. Subida a cúpula da Basílica de São Pedro

Por 7 € dá pra ter uma das vistas mais impressionantes do Vaticano. A subida se dá em parte por elevador e em parte por degraus. É um passeio recomendado para quem está com o fôlego em dia e disposto a subir muitos degraus. A vista é de 360 graus e rende ótimas fotografias.

Fotos_Top-10-Vaticano-06

06. 360 graus na Piazza São Pedro

Provavelmente será sua primeira parada no Vaticano. Corre pro centro da praça e dê uma olhada em 360 graus. É lindo. Repare cada coluna, as esculturas, lustres e fontes. Parada obrigatória pra tirar sua foto com a Basílica ao fundo.

Fotos_Top-10-Vaticano-07

07. Ala Egípcia no Museu do Vaticano

O museu do Vaticano tem um acervo respeitável. Aliás, muito respeitável. Ao longo dos anos a igreja acumulou relíquias de valor inestimável. Uma das minhas alas favoritas do museu é a Egípcia. Dê uma passada pra conhecer os sarcófagos, algumas múmias e peças usadas o antigo Egito. É bem bacana!

Fotos_Top-10-Vaticano-08

08. Capela Sistina no Museu do Vaticano

Provavelmente a principal razão do museu estar sempre movimentado, a Capela é mesmo impressionante. Se der sorte de pegar a Capela mais vazia e com espaço para se sentar, é uma ótima parar para apreciar o teto e as paredes. Descansa a cabeça e as pernas. Uma pena não podermos tirar fotos (essa do post é de Banco de Imagens).

Fotos_Top-10-Vaticano-09

09. Tetos dos corredores do Museu do Vaticano

Os afrescos dos tetos dos corredores do museu são simplesmente incríveis. O exagero dos afrescos – não raramente dourados e com cores fortes – fazem com que você fique com dor no pescoço de tanto olhar pra cima. Cuidado pra não se apaixonar pelos tetos e esquecer o que está exposto nas salas!

Fotos_Top-10-Vaticano-10

10. Piso e teto da Basílica de São Pedro

Além de olhar pra cima, parar pra observar o piso de mármore da Basílica vale a pena. Repare o trabalho de recorte e encaixe de cada peça pra montar os mosaicos. É um trabalho primoroso e merece admiração. Se o piso é lindo, imagine o teto. Apesar de muito alto, ele ainda chama a atenção pelo cuidado dispensado no seu acabamento e ornamentação.

E aí, viu que tem muito o que fazer? Se eu esqueci de alguma coisa, me avise nos comentários pra gente adicionar. Estas são minhas impressões e garanto que você não vai se arrepender de passar algumas horas por lá enquanto estiver em Roma.

Boa viagem!

Post_Blog_BaixeAgora_roteiro-roma-4-dias

Deixe aqui seu comentário