italia-1 Roteiro de VIAGEM DE TREM pela Itália: do norte até Roma
Quando alguém resolve fazer uma viagem pela Europa logo sai pensando em uma série de países e em visitas rápidas de 3 ou 4 dias por capital. Mas tem um país que merece atenção especial e uma viagem só pra ele: a Itália.

É uma viagem deliciosa, com paisagens lindas, uma infinidade de atrações e a certeza de que o país é apaixonante. Antes de mais nada, no guia definitivo para mochileiros eu digo para que você não use trens em seu tour pelo velho continente. Na Itália é possível viajar de avião e gastar pouco, mas isso em trechos mais distantes (Ex. Milão / Roma). Quando for girar pelo país, vá de trem. Você vai pagar em pequenos trechos valores correspondentes a tickets de avião, mas vai ver pela janela paisagens difíceis de esquecer. O post é pra te dar uma idéia de caminho a ser percorrido e sugerir o tempo em cada cidade.

O ROTEIRO E SUAS 4 PARADAS

Encontrei o roteiro, o mapa e a previsão de custos que montei para o mochilão italiano que fiz três anos atrás (você pode baixar o arquivo .DOC no final do post). Eu não conhecia nada e comecei listando os lugares que gostaria de ir e sua localização geográfica. Acabou que deu pra conhecer tudo o que eu queria e ainda ir a lugares que não sabia que existiam.

1. MILÃO (2 dias / 1 noite)

italia-2

Esta foi a primeira parada no país. A cidade é extremamente empresarial. Tem lindos lugares pra ver, mas passar 2 dias me pareceu mais que suficiente. Um pulo a praça central para conhecer o Duomo e a Galeria Vittorio Emanuelle, o Castelo Sforzesco e um tour pelas lojas da cidade, que concentra as matrizes de grandes marcas.

2. VERONA (1 dia e meio), VENEZA (1 dia) e ROVERETO (1 dia)

italia-3

Pegue um trem e chegue rapidinho a Verona. A cidade de Romeu e Julieta e portal de entrada do Império Romano é uma belezinha. Pequena, calma e que é até melada de tão romântica. Foi muito interessante ficar na cidade não só pelos amigos, mas por sua proximidade a Veneza e às estações de ski de Rovereto. Verona você consegue ver quase tudo em 1 dia e meio, mas pode usar o lugar como base para passar o dia em Veneza e o dia esquiando em Rovereto, que fica na região de Trentino, divisa com a Suíça. A terra das gôndolas é destino obrigatório pra qualquer pessoa que pense em conhecer a Itália, vá para ter sua própria opinião. Sem dúvida alguma é diferente de tudo o que você já viu. Rovereto é uma região de ski muito frequentada pelos italianos, mas nada de muito especial frente a outros destinos para o esporte no mundo.

3. FLORENÇA (2 dias / 1 noite)

italia-4

A viagem entre Verona e Florença é sensacionalmente bonita. Você vai passar por belas regiões e vai fazer uma parada em Bolonha para trocar de trem, essa parada é legal porque, dependendo do trem que você pegar, dá tempo de dar um giro pela cidade. As paisagens da Toscana valem o tempo no trem. Assim como Verona, Florença é uma cidade pequena que te permite rodar a pé. É possível “ver” a cidade em um único dia, mas você não pode ir até lá correndo. O berço do Renascimento pede mais tempo, são muitas galerias, museus e igrejas. Aliás, vá se acostumando com a idéia de ver muita igreja, nesse país elas são uma das principais atrações. Na cidade está enterrado Galileu Galilei (Basílica de Santa Croce), você vai ficar frente a frente com a Vênus de Milo e com Davi de Michelangelo. Isso sem falar do Duomo de Firenze, que é incrível.

4. ROMA (5 dias)

italia-5

A capital pede mais tempo para ser vista. 5 dias foi muito pouco tempo, gostaria de ter ficado 7 ou 10. Você vai se cansar só de imaginar tudo que gostaria de ver: Vaticano, Coliseu, Forum Romano, Piazza Navona Pantheon, Piazza de Spagna, Villa Borguese, Fontana di Trevi, Piazza Venezia, Castelo de Santo Angelo e Piazza S. Pietro. Você não vai parar de andar um dia sequer e vai rezar para os dias passarem bem devagar.

 

Aqui você faz o download da programação que fiz. O layout não é o melhor do mundo porque era apenas para uso próprio, mas tem informações úteis como quanto paguei nos hostels e o tempo que fiquei em cada lugar. Aconselho checar os valores atuais para não passar susto, ok?

Tomara que o post seja útil… que você volte da Itália louco pra ter uma Vespa e com óculos escuros de grife gigantes.

Ciao e boa viagem!

Post_Blog_BaixeAgora_roteiro-roma-4-dias

Deixe aqui seu comentário