gringos-brasil-1 Pra onde levar amigos gringos em uma visita ao Brasil?

Uma das melhores coisas que a gente leva de uma temporada morando fora são os amigos que fazemos. Passada a fase intercambista, a vida segue, cada um volta pro seu país e chega um momento que os amigos acabam aparecendo pruma visitinha. Pois bem, já recebi nos últimos tempos amigos da Dinamarca e da Espanha. Com o verão brasileiro chegando e a terra brasilis na moda, tô pra receber mais um gringo. Quem vem agora é o Matti, um dos meus irmãos dos tempos de Dublin. Mattia é italiano de Verona e vem ao Brasil pela primeira vez. Legal, mas e aí? O que fazer com um gringo dos lados de cá? Qual a receita para transformar uma visita em uma mega trip? Eu sou do tipo que me preocupo em impressionar e quero que minha turma leve uma boa lembrança da minha terra. Pra isso tenho um roteiro que pode ser útil pra quem vai receber esse tipo de visita. Você pode até achar algumas coisas clichês, mas confesso que conheci muitos lugares só pra poder mostrar a esse pessoal e não me arrependi nem um pouco. Bora dar uma espiada no pedaço de Brasil que mostrei pra Vero, minha amiga de Astúrias?

ROTEIRO: METRÓPOLE / MATA ATLÂNTICA / CIDADE MARAVILHOSA

Montei um combo sudeste que foi infalível. A gringaiada entendeu que o Brasil tem cidade, a natureza é mesmo linda e porque chamam o Rio de Janeiro de marvelous city.

PARADA 1: SÃO PAULO

gringos-brasil-7



Como esta normalmente é a porta de entrada do Brasil e ia ter que passar por ali de qualquer jeito por causa do aeroporto, resolvi que seria uma boa ideia curtir a cidade por alguns dias. São Paulo é interessante pra mostrar que a gente tá no mundo.

O que mostrar?

. Museu do Futebol no Pacaembu
. Caminhada na Av. Paulista
. Centro financeiro (Bovespa)
. Torre Santander (ex-Banespa)
. Mercadão
. Parque do Ibirapuera
. Padarias: todas são incríveis pra eles
. Bares e restaurantes: vá ao Frevo da Oscar Freire, botecos da Vila Madalena, Itaim e coloque um restaurante mineiro na jogada (pura diversão um gringo comendo feijoada)
. Churrascaria: a Vento Haragano é uma boa. Espere que eles vão pedir pra bater uma foto com garçons em volta!

Quanto tempo em SP?

Passe 3 ou 4 dias, não mais que isso.

PARADA 2: PARATY (RJ)

gringos-brasil-3

Eu fiz a trip toda de carro e por isso fomos parando no caminho entre SP-Rio. Em Paraty reservei uma pousada de frente pro mar. Tudo muito simples e aconchegante, com clima de mato e cidade antiga. Paraty é interessante porque mistura história do Brasil com uma natureza de tirar o fôlego. O mar esmeralda, os escorregadores naturais e a cidade histórica vão ser inesquecíveis.

O que mostrar?

gringos-brasil-4

. Tour pela Mata Atlântica: você vai no melhor estilo Safari em um jipe. As paradas passam por alambiques, cachoeiras e vilarejos bem bacanas da Estrada Real.

. Passeio pelas ilhas: em um barco privado ou mesmo em um saveiro com mais gente. De todo jeito é divertido. O esmeralda do mar impressiona e pular do barco para chegar até uma ilha nadando é inesquecivel.

. Jantar no centro histórico: tem bastante restaurante bonitinho em Paraty. Encontre um e pare pra comer frutos do mar. Prefira os que tem extenso cardápio de caipirinha, é clichê mas é super divertido.

gringos-brasil-6

Quanto tempo em Paraty?

Quatro dias.

PARADA 3: RIO DE JANEIRO

gringos-brasil-5

Eu já conhecia uma dezena de capitais pelo mundo e ainda não tinha ido ao Rio de Janeiro. Fui para “apresentar” a cidade e acabei me surpreendendo (claro!). Depois dessa viagem, não passo muito tempo sem parar por lá.

O que mostrar?

gringos-brasil-8

. Combo gringo: Cristo / Pão de Açúcar / Ipanema / Copacabana

. Sambinha na Lapa: pode ir pegar uma balada no Rio Scenarium sem medo de errar.

. Barzinhos da Zona Sul: quase tudo em Ipanema e no Leblon.

. Projac: se voce tiver os meios, agende uma visita aos estúdios da Rede Globo. São impressionantes não só pros gringos quanto pra você também.

. Vôo de Asa Delta: vença o medo e voe da Pedra da Gavea. Só essa vista é mais bonita do que a do Corcovado.

. Favela: boa sorte com elas. É muito engraçado o fascínio que as favelas exercem sobre os gringos. Eles ficam loucos e querem por tudo na vida entrar numa dessas. Quando você passar na porta da Rocinha, prepare-se para ouvir suspiros! Eu cedi e entrei numa favela em SP, no Rio preferi gastar o tempo na praia.

gringos-brasil-2
Quanto tempo de Rio?

Rio precisa de pelo menos uma semana. Nada de economizar tempo. Tem o dia de curar a ressaca na praia, o de bater perna no centro e, pra quem gosta, caminhar pelo Jardim Botânico.

O combo entre São Paulo e Rio é excelente. Você vai conseguir mostrar um pedacinho do Brasil que mererce ser visto. Mas pode esperar, quem mais surpreende mesmo é o Rio. E é por isso que tendo somente uma semana disponivel, tô indo direto pra lá com o Matti.

Boa viagem!

Deixe aqui seu comentário