medo-hostel-1 Perdendo o medo de se hospedar em um HOSTEL
O blog surgiu com o objetivo de dar uma mão e incentivar quem quer viajar de forma independente. Você vai encontrar por aqui uma série de dicas, mas tem um assunto que sempre gera medo e polêmica quando vou indicar: os albergues.

O tipo de reação que vejo quando sugiro que alguém fique em um albergue é muito engraçado. As pessoas torcem o nariz, ficam com nojo e medo de um lugar sujo. O nome albergue para brasileiros está ligado a aventura, mochilão ou desabrigados. E é aí que todo mundo se engana. É claro que existem as exceções. O que quero dizer aqui é que existem formas de se acomodar nesse tipo de hospedagem de forma tão confortável quanto em um hotel 3 estrelas e, ainda por cima, se divertir muito mais. Reuni as cinco principais dúvidas e medos que ouço ao abordar o assunto e expliquei um por um, bora lá?

MEDO Nº 1: FAZER RESERVA EM UM LUGAR BIZARRO

medo-hostel-3

Assim como ao fazer reservas em hotéis, escolher um lugar horrível pode acontecer no caso dos hostels. Mas tem um jeito muito fácil de evitar problemas (que já tinha ensinado aqui no blog). É o site de albergues Hostel World. Esse site funciona com as duas pontas: os donos de albergues e os hóspedes. É como uma grande comunidade de pessoas que se hospedam nos hostels e dos donos deles. Cada um que se hospeda, é convidado a dar uma nota pro lugar e deixar sua opinião. Todas estas notas juntas geram uma nota geral pro hostel, aí você consegue entender se é uma roubada ou não. Além da nota, é recomendado que você entre e leia algumas opiniões, elas são bem detalhadas e falam dos mínimos defeitos ou das mínimas qualidades, como um atendente prestativo ou o restaurante que fica logo ali. Não tem erro, busque pela cidade, procure pelos “Top Rated” e analise caso a caso. Eu nunca tive surpresas, inclusive em alta temporada, quando está tudo lotado, eu já sabia que o lugar que ia ficar não era assim uma brastemp e fui preparado para o pior.

MEDO Nº 2: DIVIDIR QUARTO E BANHEIRO COM GENTE ESTRANHA

medo-hostel-2

As pessoas não sabem, mas não é sempre necessário dividir suas acomodações. Hostels oferecem quartos individuais e privativos, assim como em hotéis. Você paga menos e se hospeda da mesma forma. Mas se resolver encarar um quarto dividido, fique tranquilo que a situação não é tão complicada assim. É impossível garantir que no seu quarto terão apenas pessoas incríveis e amigáveis, mas normalmente você vai saber quem está por lá ao analisar o hostel no site Hostel World. Se for frequentado por pessoas estranhas, que estão viajando pra fazer festa e badalar, com certeza vai ter alguém nos comentários te contando isso. Normalmente você se depara com pessoas do bem, que querem curtir e viajar. Mas, se chegar no quarto e topar com gente estranha, volte até a recepção e negocie a troca do quarto. Já fiquei em mais de 15 albergues Europa afora e passei raiva somente uma vez, justamente no único albergue que encontrei disponível na época do reveillon.

Mas e o banheiro? De novo, você vai saber como eles são já na comunidade do Hostel World. Em vários albergues, você tem banheiros comunitários onde você usa ele sozinho, não precisa ter mais gente por perto. Você fecha a porta e é como se estivesse na casa de um amigo. Eu acho muito tranquilo e não sofro com isso, porque nos albergues top rated os banheiros são limpos o tempo todo e é tudo bem cuidado. Já nos albergues onde os banheiros comunitários são utilizados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, ainda assim você tem um espaço interno que vai ser só seu. Você não vai tomar banho em meio a pessoas estranhas! Fique tranquilo!

MEDO Nº 3: O ALBERGUE SER FEIO E MAL LOCALIZADO

Certa vez fiquei num albergue em Lisboa que foi, disparado, o melhor que já fiquei na vida. O lugar tem decoração moderna, completamente novo e com uma vibe cultural muito boa. O lugar é administrado por jovens empresários portugueses, que transformaram o hostel em uma super casa de receber amigos. Toda decoração é feita como se fosse a casa deles, temos filmes a noite, jantares deliciosos feito por um chef engraçado, que cozinha no meio de todo mundo, batendo papo como se estivéssemos na casa dele. Os banheiros são lindos e espaçosos. E tudo isso, em localização impecável. Dá só uma olhada nas fotos, este é o Lisbon Lounge.

medo-hostel-6

MEDO Nº 4: VÃO ME ROUBAR ENQUANTO DURMOmedo-hostel-4

Se você ficar em algum quarto onde divide o espaço com terceiros, relaxe. Todos oferecem armários exclusivos pra você. Coloque lá sua mochila, seu laptop, câmera, passaporte e dinheiro e vá dormir tranquilo.

MEDO Nº 5: FAZER A RESERVA, MAS FICAR SEM QUARTO

medo-hostel-5

Isso só vai acontecer se você der uma de espertão e sair reservando sozinho. Escolha os Top Rated do Hostel World e vá feliz. Você paga 10% do valor da reserva antecipado e no check-in paga o resto.

VOCÊ ME INDICA ALGUM LUGAR?

Posso tentar te indicar os melhores que já fiquei. Se quiser ajuda, entre em contato no twitter @HenriqueDamiao ou pelo campo de comentários aqui do Blog. Eu digo que albergues hoje conseguem satisfazer até pessoas mais exigentes. Analise bem e vá sem medo!

Boa viagem!

Deixe aqui seu comentário