lisboa-1 LISBOA em 2 dias
Certa vez um casal de amigos estava indo a Lisboa para um congresso. O tempo de estada na cidade era quase que só suficiente para participar do evento. Me perguntaram então o que deveriam ver na cidade. Dei umas dicas de lugares obrigatórios. Como disseram que foi útil, resolvi colocar algumas delas aqui, já que funcionaram para os dois, podem ser úteis pra você também.

Antes de dizer aonde ir, é melhor explicar o que você vai encontrar na capital portuguesa. Como você deve imaginar, o país lembra muito o nosso. Comparado a outros países europeus, dá pra achar Portugal um pouco pobre e sujo, mas isso não tira a beleza do lugar (até porque, o que você vai ver de sujeira lá, já cansou de ver no Brasil). Lisboa é uma cidade onde se come muito bem, gasta-se menos que a média e ainda têm-se um encontro com a história do Brasil que é bem interessante. Eu estive por lá quando estava morando na Irlanda, então a cidade teve um gostinho de “visitar a casa da vó”. Prepare-se pra comer bacalhau como se não houvesse amanhã.

A cidade não é tão grande, então vai dar tempo de ver muita coisa em 2 dias. Se der, fique por 3 ou 4 dias. Você vai sentir melhor a cidade.

BAIXA-CHIADO: MUSEU ARQUEOLÓGICO, PRAÇAS, CIDADE ANTIGA E ELEVADOR

lisboa-2
Você vai ver muita coisa interessante na região. Ali estão alguns museus bem interessantes, a Praça do Comércio e a Praça Rossio (foto acima), famoso cartão postal da cidade. Acorde cedo, caminhe pela Rua Augusta e vá direto para o Elevador de Santa Justa (Rua do Carmo), uma torre de onde você tem uma bela vista da cidade, do Castelo de São Jorge e das praças. Dali você vai avistar muita coisa que vai querer visitar mais tarde. A região é interessante pelas construções antigas e lojas. Um museu imperdível é o Museu Arqueológico do Carmo nas ruinas do Convento do Carmo, que teve boa parte destruida no ano de 1755 em um grande terremoto. Ali estão misturadas múmias peruanas, tumbas de reis portugueses e muitas esculturas.

O QUE NÃO PERDER: Subida matinal no Elevador Santa Justa, visita ao Museu Arqueológico do Carmo, caminhadas pela Baixa, Praça do Comércio e Rossio. Assim que tiver chance, pare em um dos cafés da região.

BELÉM: VOCÊ JÁ VIU ESSE LUGAR

lisboa-3

Essa é a região mais conhecida da cidade, de onde saíam as embarcações que buscavam as novas terras. Ali estão os mais famosos cartões postais de Lisboa: a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos. Além destes, existem outras atrações que valem muito a pena e deixam a visita mais impressionante. O Mosteiro dos Jerônimos (que fica em frente ao Padrão dos Descobrimentos) é sensacional. Além da construção ser linda e rica de detalhes, ali estão os corpos de Vasco da Gama e Luís Vaz de Camões. Você vai passar bons momentos tanto durante o passeio no interior do Mosteiro quanto na praça que fica em sua frente. Após a visita, vá caminhando até o Padrão dos Descobrimentos, o famoso monumento com esculturas dos navegadores portugueses. Na sequencia, vá para a Torre de Belém.

O QUE NÃO PERDER: o trio obrigatório da cidade é composto pelo Mosteiro, o Padrão e a Torre. Esses você tem que ir. Bem perto fica o lugar dos famosos Pasteizinhos de Belém. Eu virei Belém de cabeça pra baixo e encontrei o lugar. É gostoso, mas se você estiver sem tempo, não fique correndo atrás deles não. Tem coisa melhor pra ver.

PARQUE DAS NAÇÕES: A LISBOA MODERNA

 

 

 

lisboa-4

Esta é a área construída para a Expo 98. Ali você vai tomar um soco na cara da cidade que até então te transportava pro passado a cada esquina. É a hora de pisar no século XXI e não tirar o pé. Vindo de trem, você desembarca no Shopping Vasco da Gama, o maior da cidade. A partir dali você pode fazer uma caminhada para reconhecer a área e ir direto para o Oceanário, que pra mim é uma das melhores atrações de Lisboa. Considerado o maior aquário da Europa, você vai se impressionar com a diversidade marinha do lugar. Além de peixes e tubarões, as lontras e pinguins também roubam a cena. É barato e obrigatório. Pra quem gosta, tem também um teleférico que faz um passeio agradável.

O QUE NÃO PERDER: O Shopping Vasco da Gama, que apesar de não ser tão barato, consegue oferecer boas opções de compra.

NOITE DE FADO EM UMA TASCA NO BAIRRO ALTO

Parece chato e triste, mas é divertido se estiver com uma boa turma. Ir a uma tasca com cantora de fado ao vivo é uma experiência pra lembrar pra sempre. A cerveja tem preço bom e a região do Bairro Alto é frequentada por boa parte dos jovens da cidade. Em tempo, tasca é como os patrícios chamam boteco em Portugal.

LISBOA É 

Acredito que Lisboa é uma cidade muito interessante para brasileiros. O país tem a nossa cara, a comida lembra a nossa e as pessoas são extremamente amigáveis com quem é daqui. Na TV só se vê novela da Globo e nas rádios se toca muita música brasileira. Pense em conhecer Portugal como uma das partes de sua viagem, ir a Europa e conhecer só Portugal pode não valer tanto a pena. Se for ao país, fique 4 ou 5 dias e parta para outros. A cidade portuguesa com maior frequência de vôos low-cost é a cidade do Porto (Oporto).

HIGHLIGHTS DE LISBOA COM LINKS

Esse é um roteiro rápido, que dá pra você conhecer Lisboa sem perder o melhor.

Boa viagem!

Deixe aqui seu comentário