POST_AlugarCarroEua Guia definitivo: como alugar um carro nos EUA?

Ter um carro na mão durante as férias nos EUA pode ser essencial em lugares como Flórida, Georgia, Nevada ou Califórnia. Mas e aí? O que muda na legislação de lá com as do Brasil? É fácil? Burocrático? Fique tranquilo, é muito fácil ter seu carro na mão e vou tentar te ajudar com as dúvidas mais comuns, vamos lá?

CONHECE NOSSO GUIA DE COMPRAS NA FLÓRIDA?

Antes das principais dúvidas, vamos começar pelo funcionamento de uma locadora nos EUA. Diferente do que acontece nas do Brasil, nos Estados Unidos o sistema de retirada e devolução do carro funciona quase de forma self-service.

COMO-RETIRAR-CARRO_AlugarCarroEua

1. Alugo o carro nos EUA direto na locadora ou utilizo uma agência de reservas?

Taí algo que não é muito comum no Brasil: agências de viagem cuidando de aluguel de carros e conseguindo preços ainda melhores. Por aqui, normalmente as pessoas alugam carros via agências de turismo somente quando o carro está incluso em um pacote ou vinculado a uma compra de passagens. Nos EUA não. É muito comum entrar em contato com uma agência de viagens para que ela cuide apenas da locação de um carro. Eu já utilizei este tipo de serviço em Miami e foi bastante prático. Os preços foram bem bons e o atendimento honesto. É bom sempre dar uma olhada no site das locadoras, mas falar com uma agência pode ser prático, especialmente pra quem não fala Inglês. A Orlando Tickets trabalhou direitinho quando eu precisei deles na Flórida.

2. Quais são as locadoras de carro nos EUA com os melhores preços?

Você vai encontrar marcas familiares, várias estão no Brasil também. Uma sempre tem me surpreendido na hora das reservas, a Alamo. Da última vez nos Estados Unidos, fui direto no site deles. O preço estava excelente e com upgrade grátis. Paguei por um carro compacto e saí com um Focus sedan completíssimo. Além da Alamo, a Dollar é famosa pelos preços.

3. Alugo por diária ou fecho a semana?

Diferente do Brasil, nos EUA as locadoras oferecem melhores tarifas se você fechar a semana. Portanto, se for ficar os 7 dias, feche o pacote semanal sem pensar duas vezes.

4. É melhor reservar o carro antes de ir para os Estados Unidos?

A resposta é: definitivamente sim. Entre nos sites das locadoras ou de agências, escolha o carro e feche a reserva antes. Muitas vezes tem ofertas que não existem no balcão, você garante a categoria de carro desejada e pode evitar filas. Deixar para alugar um carro ao chegar nos Estados Unidos vai sair mais caro e demorado, portanto: programe-se e evite ao máximo fazer a reserva pelo serviço de concierge do seu hotel. Sai muito, mas muito mais caro!

5. Qual o melhor lugar para retirar meu carro alugado nos EUA?

A resposta parece óbvia, mas muitos acabam se esquecendo. Os aeroportos americanos normalmente tem verdadeiras cidades paralelas a eles. São estacionamentos gigantescos cheios de carros de locadoras. O melhor lugar pra pegar seu carro é já no aeroporto, onde você vai encontrar mais opções de carros.

6. Quais são as categorias de carros disponíveis para locação nos EUA?

As locadoras podem mudar um pouco a nomenclatura de uma para outra, mas no geral elas seguem o mesmo perfil de carros: Economy, Compact, Midsize, Fullsize, Standart, Premium, Midsize SUV, Standart SUV, Convertible, Luxury, 7 Passenger Minivan, 15 Passenger Van e Fullsize SUV. Pra quem gosta de carros, essa é a melhor hora. Dá só uma olhada nas opções que vem pela frente. Os carros mostrados aqui são os mais comuns nas locadoras americanas, mas podem não estar disponíveis e você terá que ficar com um similar. Coloquei os modelos mais para dar um exemplo da categoria.

CATEGORIAS_AlugarCarroEua

7. Preciso de carteira de motorista internacional para dirigir nos Estados Unidos?

Esta é uma das dúvidas mais antigas e a resposta é: se você se identificou no site da locadora como brasileiro residente no Brasil e a locação foi feita sem solicitar nada em especial, vá com sua carteira brasileira. O fato é que nos destinos favoritos dos brasileiros nos Estados Unidos é permitido dirigir com a carteira de motorista brasileira se você é turista. Lá, aliás, o código de trânsito deixa de lado algumas bobeiras, como quais carros você pode dirigir com uma carteira de motorista de categoria B. Veja a próxima pergunta.

8. Posso dirigir uma van de 15 lugares nos Estados Unidos com minha carteira de motorista brasileira categoria B?

Sim. Se estiver indo com a família e quiser um carro bem maior, pode ir tranquilo e alugar uma van pra levar todo mundo junto. Nos Estados Unidos a carteira de motorista só muda para veículos realmente pesados, como ônibus ou carretas. Exemplo que, aliás, deveria ser seguido pelo Brasil. Não existe diferença nenhuma entre dirigir uma van e um SUV grande.

9. Como pagar pedágio nos Estados Unidos?

Os carros das locadoras normalmente vem com sistemas de pagamento de pedágio instalados. No balcão da locadora, pergunte se o seu carro está com o sistema. É quase certo que sim. Além disso, eles costumam entregar o folheto destes sistemas tipo “Sem Parar”. Os pedágios devidos virão cobrados na sua fatura do cartão de crédito. Mas uma dica importante é procurar ter algum tipo de moeda no carro. Alguns pedágios dentro das cidades não aceitam os sistemas de pagamento automático e só é possível pagar com moedas!

10. É possível pegar o carro numa cidade e devolver em outra nos EUA?

Fácil fácil. A maioria das locadoras aceita que você devolva o carro em outra cidade sem cobrar absolutamente nada por isso. Ao fazer a reserva, já informe a cidade que vai devolver o carro (provavalmente, vão te perguntar qual agência da locadora você vai querer devolver, portanto procure saber qual fica mais próxima do seu hotel!).

11. O que muda na legislação de trânsito dos Estados Unidos?

Alguns detalhes como “direita livre” são bons de informar. Isso quer dizer que em praticamente todos os sinais de trânsito você pode virar a direita, mesmo que ele esteja vermelho. Basta parar e ver se vem algum carro, claro. Os semáforos onde isso não é permitido estão sinalizados, fique de olho nas placas! O resto, é tudo muito parecido: cinto de segurança, crianças no banco de trás, bebida x direção…

12. Devo pagar pela locação do GPS?

Se for ficar com o carro por uma semana, o preço de locação do GPS pode ser o mesmo valor de comprar um aparelho novo nos EUA. Eu fico com a segunda opção por razões óbvias. Portanto, antes de locar o GPS, consulte o preço do aparelho pra ver se não compensa incluí-lo na sua lista de compras!

13. Quais seguros eu devo comprar?

As locadoras vão oferecer um série de seguros. O ideal é se informar sobre cada um deles, aqui você pode entender melhor. Mas uma dica importante: se você estiver pagando a locação com seu cartão de crédito, vale a pena consultar o site da bandeira do cartão pra saber se eles te dão de presente esse tipo de seguro. Clientes Platinum ou Black da Visa e MasterCard normalmente tem seguro de carro grátis, basta pagar a locação no cartão. É uma boa economia e os seguros dos cartões são o suficiente.

Resumindo: é mais fácil e infinitamente mais barato alugar um carro nos Estados Unidos que no Brasil. Fique atento à legislação de trânsito, nunca beba e dirija e procure ser gentil no trânsito. Vai ser tudo tranquilo e bem mais fácil com seu carro na mão. Se ainda tiver dúvidas, fale com o Rumo ao Desconhecido nos comentários.

Boa viagem and drive safe!

 

Deixe aqui seu comentário