foro-romano-como-visitar Foro Romano: como visitar esse lugar?

O Foro Romano é uma das atrações mais famosas de Roma. Todo turista que vai pra cidade invariavelmente passa por lá, mesmo que só pelo fato do ingresso do Coliseu incluir a entrada nas ruinas.

Fotos_Foro_Romano

Aquele monte de pedras que estão ali hoje em dia formavam o Foro Romano. O foro de uma cidade da época imperial romana corresponde a uma área aberta rodeada de prédios públicos que normalmente ficava exatamente no centro do traçado das cidades. Por ali também tinham mercados, templos religiosos e pontos de demonstração de amor à pátria, como alguns arcos de triunfo, por exemplo. Os prédios eram bastante monumentais, com colunas e esculturas que mesmo em ruínas ainda impressionam. Dá uma olhada no mapa antigo (clique pra ampliar) e assista uma simulação da área em 3D.

Map_of_downtown_Rome_during_the_Roman_Empire_large_P

 

 

como_visitar

 

Visitar este tipo de atração não é exatamente simples e pode gerar algum tipo de decepção aos desavisados. Antes de sair correndo pelas ruinas, você vai precisar se planejar um pouquinho se quiser que a atração valha a pena. Entrar sem saber de absolutamente nada vai reduzir o lugar a um amontoado de pedras e deixar de lado todo o valor que ele tem. Tenho duas sugestões pra diferentes tipos de perfil de viajante.

 

guia-exclusivo

Este talvez seja o mais prático: alguém vai com você te explicando cada detalhe das ruinas. A principal vantagem, claro, é o conforto. Estes sujeitos passam o ano todo circulando pelo Foro e conhecem bastante a história dali. Encontrar um não é tarefa difícil até mesmo pra quem não se planeja muito, antes de entrar no Coliseu você vai conhecer bastante gente oferecendo este tipo de serviço. Por ali mesmo você pode encontrar opções de guias em Inglês, Espanhol, Alemão e, se tiver com sorte, em Português. Negocie bastante e consulte diferentes guias pra ter certeza que o valor está correto.

PONTOS FORTES

Você vai sem se preocupar, não precisa de muita pesquisa e tem o conforto de alguém te guiar pelos pontos mais importantes da área.

DESVANTAGENS

Custa alguns euros, você pode não receber informações 100% precisas e o tempo de visita é controlado pelo guia.

 

anotacoes

Este é o meu jeito preferido de visitar sitios históricos. Antes de embarcar, dê uma geral na internet, leia artigos, assista a videos e anote tudo. Faça um compilado pra levar com você no celular ou impresso. Chegar nas ruinas e reler todas as histórias vai ser um momento bem interessante, eu te garanto.

PONTOS FORTES

Não custa nada, você tem informações mais sólidas e pode passar bons momentos de leitura pelas ruinas. É uma delícia ler suas pesquisas, imaginar o momento histórico acontecendo e se deparar com o monumento bem na sua frente.

DESVANTAGENS

Dá mais trabalho, as fontes de informação são desencontradas na internet e vão exigir um pouco de empenho. Mas nada que não valha a pena, pra te incentivar, vou te dar uma ajuda com estes links, ó:

INGRESSO E HORÁRIOS

O Foro Romano abre todo dia das 8:30 às 16:30, o ingresso custa 12 € e dá direito a entrada ao Coliseu e ao Foro. Se você tiver o Roma Pass, ele também é aceito e as duas atrações contam como apenas uma entrada.

Se quiser, você pode clicar aqui em baixo e baixar o Guia e Roteiro completo de Roma que o Rumo ao Desconhecido montou. É uma mão na roda. Boa viagem!

Post_Blog_BaixeAgora_roteiro-roma-4-dias

Deixe aqui seu comentário