etiqueta-no-japao Evite mico: aprenda a se portar no Japão

É de se esperar que em um país tão distante as pessoas tenham um perfil de comportamento diferente. E a forma como as pessoas se portam é mesmo bem peculiar. Por mais que pareça estranho ou sem sentido pra você, procure respeitar e seguir os costumes locais. Afinal, você não quer ser apontado como o mal educado sem noção, quer? Se liga nas dicas:

01_SilencioMetro_Etiqueta_Japao

 

Não converse alto nos trens e metrô: entrou no vagão, nada de bate papo, gargalhadas, falar ao celular ou ouvir música alta no fone de ouvido. Os vagões são praticamente um templo de calma e silêncio. Muita gente aproveita a viagem pra descansar e acaba dormindo.

 

02_EscadaRolante_Etiqueta_Japao

 

Fique sempre à esquerda na escada rolante: se for usar a escada rolante e não estiver com pressa, fique sempre parado à esquerda do degrau e nunca bloqueie o lado direito com bagagem. Todos deixam essa faixa livre pra quem está com pressa e precisa correr.

 

03_Filas_Etiqueta_Japao

 

Filas são sagradas: as filas são sempre muito organizadas. Pra entrar no metrô, pegar comida, usar o banheiro, escada rolante. Respeite sempre (não só no Japão, a dica vale pro Brasil também!).

 

04_Sapato_Etiqueta_Japao

 

Tire os sapatos nos templos e casas de chás: observe sempre se a área do templo em que você está prestes a entrar não exige que os sapatos sejam retirados. O mesmo acontece em diversas casas de chás e ryokans, os hotéis típicos do Japão.

 

05_abraco-e-beijo_Etiqueta_Japao

 

Não abrace ou beije ao encontrar: japoneses se cumprimentam sempre com aperto de mão ou com o simples movimento de cabeça. Deixe os abraços calorosos pros amigos na volta.

 

06_faixapedestre_Etiqueta_Japao

 

 

Sinal de pedestre e faixa: os japoneses não atravessam fora da faixa e sempre obedecem o sinal luminoso. Se estiver vermelho, não atravesse. Mesmo se a rua estiver deserta, faça como os japoneses e aguarde a luz verde.

 

07_ladocerto_Etiqueta_Japao

 

Ande do lado certo nas calçadas: você vai ver que as ruas quase sempre estão abarrotadas de gente. Preste atenção no fluxo de pessoas nas calçadas, você vai perceber que um lado vai e o outro vem. Escolha a que corresponda a seu destino e evite tromba-tromba.

 

Com a ajuda da nossa intérprete Shioji fomos elencando essas regras de convivência e vimos que elas são fundamentais prum país tão pequeno e populoso ser um local habitável. Fiz o post pra que você possa já entender esse cenário e evitar situações constrangedoras. Melhor, né?

Banner_Japao_BlogRumo

Deixe aqui seu comentário