post_fusohorario Como diminuir os efeitos do fuso no Japão?

Como é seu organismo quando se trata de jet lag? Eu sofro muito com as mudanças de fuso. Qualquer fuso maior que 4 horas é o suficiente pra atrapalhar meu sono e me deixar bastante desnorteado, além de cansado. Se você é diferente e não sofre quase nada, melhor pensar um pouco sobre o assunto quando estiver indo pro Japão. São 11 ou 12 horas de diferença do Brasil e não vai ser muito simples explicar pro seu corpo o que é dia e o que é noite.

Prevendo que meu corpo entraria em parafuso, resolvi fazer uma experiência que vi certa vez em um site de maratonistas: trocar o fuso dois dias antes do embarque. Meu vôo para Narita saía de São Paulo às 4 da manhã de um domingo. Então, na sexta-feira que antecedeu a viagem eu já estava no fuso de Tóquio. Passei noites em claro e dormi durante o dia. Fiz tudo como se fosse a hora japonesa, tomei café da manhã às 8 da noite e almocei à meia-noite. O resultado? Quando viajo pra Europa, eu normalmente preciso de 3 dias pra ficar 100%. No Japão precisei da mesma quantidade de dias. Ou seja: funcionou! Acredito que se não tivesse antecipado o fuso precisaria de pelo menos 5 ou 6 dias pra que tudo entrasse no eixo. E eu definitivamente não tinha esse tempo.

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Quer fazer o mesmo? Vamos às principais dicas pra conseguir essa antecipação:

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Troque o fuso e os hábitos: é preciso fazer o que você faria no horário certo. Costuma malhar às 8 da manhã? Esteja na academia às 8 da noite. Lancha às 3 da tarde? Faça o mesmo às 3 da manhã. Evite ficar na cama durante a noite, saia de casa, procure atividades pra conseguir ficar acordado durante a noite. Vale até fazer faxina na casa, só não vale atividades noturnas como um barzinho, por exemplo.

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Evite álcool: não beba, ele vai atrapalhar no processo de ambientação do seu corpo.

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Durma em um quarto escuro: é importante que seu corpo não perceba a luz do sol enquanto você dorme durante o dia. Se possível, ligue o ar-condicionado e feche a cortina blackout pra simular o clima da noite.

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Coloque o celular no silencioso: as pessoas não sabem que você está com o fuso trocado. Então, pra evitar interrupções, melhor desligar o celular ou colocar no silencioso.

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Tenha companhia: se tiver alguém viajando com você, convide sua companhia de viagem pra passar as noites em claro junto. É mais fácil e até engraçada essa adaptação quando feita em grupo. Mas atenção: nada de ir pra balada! Meia-noite é meio-dia pra você. Prepare o almoço!

 Depois me conta como foi sua experiência!

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