comida_japonesa_01 Comida japonesa: no Japão é bem diferente

Assim que voltamos ao Brasil, os amigos vieram todos animados, cheios de curiosidade sobre o Japão. Coisa que não via acontecer há tempos quando chego das minhas viagens. Quando perguntavam se havia gostado do Japão, a primeira resposta que vinha à minha cabeça era “a comida foi péssima”. Veja bem, eu sou o maior fã de comida japonesa, vou a restaurantes do tipo no Brasil pelo menos umas 3 vezes ao mês. Como poderia eu ter detestado tanto? Tudo questão de expectativa.

comida_japonesa_02

Embarquei pra Tóquio imaginando os templos, o futuro, a tecnologia e muito sushi. Estava tudo lá, mas a comida. Ah, a comida. Ela não é feita pra gente, é coisa pra japonês. O tipo de culinária é diferente do que vemos por aqui e o cheiro de peixe é algo mais presente que Mickey Mouse em Orlando. Nem toda a curiosidade alimentar de alguém que come porquinho-da-índia no Peru conseguiu superar os aromas e sabores do que servem Japão afora. E por que eu estou começando os posts de Japão no Blog Rumo falando logo de algo que detestei? Pra você ajustar suas expectativas aí na cadeira antes de embarcar. Ama comida japonesa? Vá com calma que a coisa vai ser diferente. Se você for sabendo o que te espera no prato, as chances da sua primeira resposta à pergunta dos amigos ser diferente da minha são bem maiores. Afinal, o Japão é incrível, basta saber que é um destino de comida exótica que tudo vai dar certo.

comida_japonesa_03

Passados alguns dias da volta, quando ainda me perguntam da viagem, a resposta é a que deveria ser: o Japão é uma experiência única, uma aula de civilização, de simpatia e de respeito aos antepassados. É o lugar em que o futuro convive com o passado da forma mais harmônica que já vi na vida. É lindo e tenho certeza que você vai adorar. Só não vá com fome.

comida_japonesa_04

 

Deixe aqui seu comentário