Evite mico: aprenda a se portar no Japão

Evite mico: aprenda a se portar no Japão

É de se esperar que em um país tão distante as pessoas tenham um perfil de comportamento diferente. E a forma como as pessoas se portam é mesmo bem peculiar. Por mais que pareça estranho ou sem sentido pra você, procure respeitar e seguir os costumes locais. Afinal, você não quer ser apontado como o mal educado sem noção, quer? Se liga nas dicas:

01_SilencioMetro_Etiqueta_Japao

 

Não converse alto nos trens e metrô: entrou no vagão, nada de bate papo, gargalhadas, falar ao celular ou ouvir música alta no fone de ouvido. Os vagões são praticamente um templo de calma e silêncio. Muita gente aproveita a viagem pra descansar e acaba dormindo.

 

02_EscadaRolante_Etiqueta_Japao

 

Fique sempre à esquerda na escada rolante: se for usar a escada rolante e não estiver com pressa, fique sempre parado à esquerda do degrau e nunca bloqueie o lado direito com bagagem. Todos deixam essa faixa livre pra quem está com pressa e precisa correr.

 

03_Filas_Etiqueta_Japao

 

Filas são sagradas: as filas são sempre muito organizadas. Pra entrar no metrô, pegar comida, usar o banheiro, escada rolante. Respeite sempre (não só no Japão, a dica vale pro Brasil também!).

 

04_Sapato_Etiqueta_Japao

 

Tire os sapatos nos templos e casas de chás: observe sempre se a área do templo em que você está prestes a entrar não exige que os sapatos sejam retirados. O mesmo acontece em diversas casas de chás e ryokans, os hotéis típicos do Japão.

 

05_abraco-e-beijo_Etiqueta_Japao

 

Não abrace ou beije ao encontrar: japoneses se cumprimentam sempre com aperto de mão ou com o simples movimento de cabeça. Deixe os abraços calorosos pros amigos na volta.

 

06_faixapedestre_Etiqueta_Japao

 

 

Sinal de pedestre e faixa: os japoneses não atravessam fora da faixa e sempre obedecem o sinal luminoso. Se estiver vermelho, não atravesse. Mesmo se a rua estiver deserta, faça como os japoneses e aguarde a luz verde.

 

07_ladocerto_Etiqueta_Japao

 

Ande do lado certo nas calçadas: você vai ver que as ruas quase sempre estão abarrotadas de gente. Preste atenção no fluxo de pessoas nas calçadas, você vai perceber que um lado vai e o outro vem. Escolha a que corresponda a seu destino e evite tromba-tromba.

 

Com a ajuda da nossa intérprete Shioji fomos elencando essas regras de convivência e vimos que elas são fundamentais prum país tão pequeno e populoso ser um local habitável. Fiz o post pra que você possa já entender esse cenário e evitar situações constrangedoras. Melhor, né?

Banner_Japao_BlogRumo

Os novos amenities da Air France são lindos

Os novos amenities da Air France são lindos

Eu adoro amenities de vôos e ao conhecer as novidades da Air France a vontade foi de voar pra Paris agora. A cia aérea lançou uma nova linha de kits conforto pra Business Class (que, aliás, também é nova).

imagens_amenities_airfrance_businessclass

 

No formato de uma carteira e com interpretações gráficas do símbolo consagrado da Air France, os kits seguem linguagem retrô e vem em diversas cores, tudo inspirado nos kits que eram distribuídos nos lendários Concordes (quem aí lembra dos jatos supersônicos?). Dentro você vai encontrar hidratante, máscada para os olhos, protetor labial, calçadeira, ítens de higiene bucal, tampões pra ouvidos e pente.

Ao embarcar, os passageiros Business Class recebem chinelos, meias, fones de ouvido e sacola para guardar sapatos. Durante toda a viagem, os passageiros podem pedir aos comissários produtos adicionais para seu conforto, incluindo kits de barbear e toalhas refrescantes. Os cosméticos da marca Clarins também estão disponíveis nos lavatórios da cabine de modo self-service. Estão disponíveis nos vôos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Lindo, né?

No Japão as pessoas falam bem Inglês?

No Japão as pessoas falam bem Inglês?

Bem menos do que eu gostaria. Essa é a resposta pra pergunta do título. Não tem jeito, o Inglês dos japoneses é bem precário e raramente você vai encontrar alguém com fluência. Mas fique tranquilo, a maioria é muito prestativa e vai fazer de tudo para te entender. O atendimento nos restaurantes e lojas é usualmente atencioso e simpático.

imagens-japoneses-falam-ingles

 

No transporte público existem avisos e legendas em Inglês, o problema fica mesmo com os restaurantes. A maioria não tem legenda nenhuma e você vai ter que se virar com as fotos dos pratos ou com as vitrines de comida. Muitas vezes tive que apontar o que queria pro jantar. No fim das contas, deu tudo certo. Mas nada de achar que vai ser tarefa fácil bater um papo na rua. A não ser que você encontre com essa turma aí!

Banner_Japao_BlogRumo

Como ir do Aeroporto de Narita até o centro de Tóquio?

Como ir do Aeroporto de Narita até o centro de Tóquio?

Uma das primeiras dúvidas em uma viagem ao Japão é: como ir de Narita pra Tóquio? Não existe uma única resposta certa pra todo mundo, mas eu vou tentar te ajudar.

Narita está para Tóquio assim como Guarulhos está para São Paulo. O super aeroporto internacional que atende a capital fica na cidade ao lado, Narita. A diferença entre os dois casos é que Narita está super conectada com a capital através de trens, ônibus e taxis. O que definitivamente não é o caso de Guarulhos, né?

Imagem_Narita_para_Toquio

A opção mais comentada é o N’EX (Narita Express), uma linha de trem super moderna que conecta o aeroporto a diversas estações de Tóquio, incluindo Tokyo Station e Shinagawa. Custa pouco, é muito confortável e demora quase nada. Mas o N’EX não foi nossa escolha no desembarque, usamos apenas na volta.

Decidimos que iríamos utilizar o serviço de ônibus do Airport Limousine por ser a alternativa mais barata que nos deixaria na porta do hotel. Estava fora de cogitação ter que aprender a usar o sistema de trens e metrôs da cidade logo depois de mais de 35 horas viajando. O Airport Limousine valeu a pena e custou ¥3100 por pessoa. Veja se seu hotel está no roteiro dos ônibus no site deles.

Além do N’EX e do Airport Limousine, existem os bons e velhos táxis. Eles são a opção mais confortável pra chegar ao seu hotel sem erro. Os taxistas japoneses podem não ser os mais falantes do mundo, mas com certeza estão entre os mais honestos. Vai custar caro, mas será cobrado o que realmente custa na cidade.

O Rumo definitivamente recomenda ir pro hotel de Airport Limousine (ônibus) e, na volta, ir de N’EX (que dá pra usar com o JR Pass!)

PREV NEXT

Últimas

Evite mico: aprenda a se portar no Japão

É de se esperar que em um país tão distante as pessoas tenham um perfil de comportamento diferente. E a forma como as pessoas se portam é mesmo bem peculiar. Por mais que pareça estranho ou sem sentido pra você,

Read More »

Os novos amenities da Air France são lindos

Eu adoro amenities de vôos e ao conhecer as novidades da Air France a vontade foi de voar pra Paris agora. A cia aérea lançou uma nova linha de kits conforto pra Business Class (que, aliás, também é nova).   No formato

Read More »

No Japão as pessoas falam bem Inglês?

Bem menos do que eu gostaria. Essa é a resposta pra pergunta do título. Não tem jeito, o Inglês dos japoneses é bem precário e raramente você vai encontrar alguém com fluência. Mas fique tranquilo, a maioria é muito prestativa

Read More »

Hotel em Tóquio: dica de como escolher a localização

Tá precisando de dica pra escolher seu hotel em Tóquio? Bem, existem diversos pontos a serem observados quando chega a hora de escolher. Tamanho do quarto, preço, estilo japonês ou ocidental, avaliações de outros hóspedes em sites especializados e afins. Mas escolher

Read More »